quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Torta de Maçã (Apple Pie)


Há dias que nos cansamos de seguir certas regras, no meu caso dietas. Já não basta ter de restringir o consumo de alguns artigos para controlar a hipoglicemia, é preciso controlar o peso. 
Bem, aqui é que tudo se complica! Eu sempre fui gorda. Infância, adolescência, juventude, mas tudo se descontrolou depois da morte de meu pai, quando cheguei aos 125 quilos.
Na verdade, durante toda a minha vida houve algum tipo de controle. Minha mãe controlava bastante, depois passei a me controlar sozinha, sem muito resultado :) . Só que eu cansei! Eu amo pele de frango crocante e quero comer a dita! Eu amo chocolate e não quero deixar de apreciá-lo! Manteiga, I love you!
Por isso decidi, não vou deixar de comer algo que gosto. Vou equilibrar  doses e continuarei com os exercícios físicos porque gosto, mas é só.
Gosto de mim como sou!
Agora, a receita. Uma homenagem a todos os desenhos animados que vi quando criança que tinham a clássica cena da torta de maçã esfriando no parapeito da janela da cozinha.


Torta de Maçã (Apple Pie)

Para a massa:

300g de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos
1/2 col. (chá) de sal
1 col. (sopa) de açúcar
2 col. (sopa) + ou - de água gelada 
Clara de 1 ovo

Para o recheio:

4 maçãs Fuji 
4 maçãs Granny Smith (maçã-verde)
Suco de 2 limões
1 xíc. (chá) de açúcar amarelo/mascavo bem apertado na xícara
1 col. (sopa) de canela em pó
1 col. (sopa) de farinha de trigo

Massa:

No processador de alimentos junte a farinha, sal, açúcar. 
Pulse algumas vezes para misturar bem.
Junte a manteiga gelada e cortada em cubos.
Pulse até conseguir uma mistura arenosa, como uma farofa.
Junte 1 colher de água gelada e misture.
Pulse mais algumas vezes.
Precione a massa entre os dedos para ver se ela se junta.
Junte a outra colher de água, pulse e experimente a massa como antes.
Não misure muito.
Coloque tudo sobre uma superfície plana.
Divida a massa em dois e embrulhe cada parte em filme plástico.
Deixe descansar na geladeira por 1 hora, no mínimo.

Recheio:

Descasque e corte as maçãs.
Coloque em uma tigela e regue com o suco de limão.
Junte açúcar, canela e farinha de trigo, misture bem e reserve.

Montagem:

Retire uma das metades de massa da geladeira.
Amasse um pouco a massa para ficar mais macia e abrir com facilidade.
Abra a massa com o rolo em um disco.
Forre o fundo de uma forma baixa (tarteira) com 25/26cm.
Pincele a massa com a clara de ovo e fure todo o fundo com um garfo.
Coloque todo o recheio sobre a massa na forma.
Retire a outra metade de massa da geladeira e repita o processo, formamndo outro disco.
Coloque a massa sobre o recheio e dobre as bordas, fechando bem.
Faça alguns cortes na massa.
Coloque uma folha de papel alumínio por cima da massa.
Leve ao forno pré-aquecido em 200º por 20/25 minutos.
Baixe a temperatura do forno para 180º e deixe assar por mais 20 minutos.
Retire o papel alumínio e deixe a massa dourar.
Retire e deixe esfriar completamente.
Sirva com sorvete de baunilha ou creme batido.


18 comentários:

  1. Eu também associo essa torta aos desenhos animados.
    A ultima se comeu cá em casa foi feita pelo meu filho
    Essa ficou uma maravilha
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, essa é daquelas receitas que andam sempre por nossa cozinha, né?!
      Pois é tão prática e cheia de sabor!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar
  2. Nô como te compreendo assino por baiz«xo o que dizes.
    também sou gordinha desde que nasci só fiquei magra quando trabalhava muitas horas e caminhava muito também no trabalho.
    Comer amo de verdade e não peçam para fazer exercicos fisicos.
    Amei tua tarte e digo-te se algum dia vou conseguir fazer algo tão bom?
    Só tu.
    Não tenho processador ou menos não sei o que é isso mas quando fizer pergunto.
    Devemos de ter visto os mesmo desenhos animados.
    Beijinhos
    Silvia Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Silvinha. O melhor é não se esressar. Tenho uma marido lindo que me apoia tanto! Ele me ensinou que devemos fazer o que queremos, o que nos deixa felizes, que temos de ser donos das nossas vontades! E ele está certo!
      O processador de alimentos é o que chamam por cá de robot de cozinha.
      E você é muito capaz de fazer uma torta ainda melhor e com uma foto maravilhosa!
      Beijocas,
      :o)

      Eliminar
  3. Nô,
    Você não imagina como sou fã dessa torta!! É inevitável não associar aos desenhos, às falas, à fase de infância...
    Raro é não ter algum tipo de restrição. Por aqui é o colesterol, que me exige remédio...
    Vamos contornando os exageros, sem se abster de pequenos prazeres de vez em quando, não é mesmo?
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Gina, há sempre alguma coisa.
      Ainda bem que colesterol e triglicérides não me preocupam.
      Beijão,
      :o)

      Eliminar
  4. Nô querida, penso como vc, já sofri muito também por ser gordinha hehe. Depois que tive minha filha não consegui mais controlar meu peso, e cansei, como o que tenho vontade e no dia seguinte conserto o erro hehe. Essa torta de maçã está fantástica, linda, adorei. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Josy!
      O importante é termos saúde e nos sentirmos bem.
      Beijão, linda!
      :o)

      Eliminar
  5. Meu Deus... adoro, adoro, adoro!!! Ficou linda!!

    ResponderEliminar
  6. Que linda ficou, e esse recheio é mesmo uma tentação, ficou linda e gulosa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Nô,
    fez-me lembrar a minha... só falta pincelar por cima com um pouco de água e salpicar com açúcar antes de levar ao forno para ficar com a crosta bem estaladiça. E o cheirinho pela casa toda? Yaaamiii. Bom, mas eu sou suspeita porque adoooro tudo o que leva maçã e com canela é um dos casamentos culinários perfeitos.
    Beijinhos
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro, Ana!
      Nunca usei esse truque do açúcar. Obrigada pela dica, na próxima já vou usar!
      Beijo,
      :o)

      Eliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.