quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Escondidinho de Frango


Como disse anteriormente em outro post, no domingo preparei um Escondidinho de Frango para um jantar com amigos. Todos gostaram muito!
Fiz sem seguir uma receita, mas acredito que está muito parecido com o original. Aqui não se encontra carne-seca com facilidade e, quando encontramos, o preço é exorbitante. Por isso troquei por frango com abóbora.


"Escondidinho de Frango"

Para o refogado de frango:

800g de peito de frango (foi o que usei, mas prefiro usar sobre coxas)
5 tomates grandes, sem pele, picados
salsa (1 maço)
tomilho
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola grande picada
3 dentes de alho em lâminas
pimenta
páprika
azeite
300g de abóbora cozida com sal e desfiada
250g de mussarela ralada
queijo ralado

Em uma panela, coloque o azeite e frite a cebola e o alho até a cebola estar transparente. Junte os tomates e os tabletes de caldo de galinha. Deixe refogar até formar um molho. Junte os temperos e deixe apurar por uns minutos. Junte o frango e deixe cozer, em fogo brando. Assim que o frango estiver cozido, desligue o fogo e retire o frango do molho. Deixe esfriar um pouco e desfie-o. Volte o frango desfiado para o molho de tomates e acrescente a abóbora desfiada. Deixe apurar por uns minutos.
Cubra o fundo de um refractário com este refogado e, sobre ele coloque uma camada com 150g da mussarela, reserve.

Para o puré:

600g de mandioca
2 col. (sopa) bem cheias de manteiga
100ml de creme de leite
1 gema de ovo
sal
pimenta
noz-moscada

Descasque a mandioca. Muitas pessoas retiram apenas a casca escura, mas é preciso retirar uma camada mais rija que está por debaixo desta. Pressione a faca na lateral da mandioca, e incline-a um pouco para o lado. Logo perceberá que essa camada mais rija vai soltar. Depois é só ajudar com a faca.
Corte a mandioca em pequenos pedaços e coza em água, com um pouco de sal até estar macia. Escorra a água e vá amassando a mandioca, desprezando as fibras mais duras.
Coloque a mandioca, ainda quente, numa panela e acrescente a manteiga e o creme de leite. Vá mexendo até estar com uma consistência de puré. Acrescente a gema e mexa vigorosamente. Junte o sal, pimenta e noz-moscada.
Coloque sobre o refogado de frango, no refractário.
Sobre o puré de mandioca, coloque o restante da mussarela, o queijo ralado e polvilhe com um pouco de páprika.
Leve ao forno para gratinar.

12 comentários:

  1. Ai Nô!!!

    Desse jeito vc me mata viu....

    Já copiei essa joia de receita! Irei faze-la com certeza...

    Ai estou com agua na boca, só de imaginar o gosto do frango junto a abobora e a mandioca!! Meu Deus!! Divinooo Nô!! Ameei mesmooo!!

    ResponderEliminar
  2. Fica mesmo bom, Tamyres!
    A minha intenção era de fazer um jantar que levasse os meus amigos até o interior de São Paulo, divisa com Minas. Na minha opinião, a culinária dessa região é a melhor culinária do Brasil!
    E acho que consegui!!!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Amooooooooooooooooooooooo... Escondidinho! Já fiz mtas versãoes em casa de recheio! Ficou lindo Nô! De dar água na boca! Bjos

    ResponderEliminar
  4. Que bonito, Noêmia! Tão alto! Fiquei morrendo de vontade!

    ResponderEliminar
  5. O que é isso?
    Você realmente que fazer todo mundo engordar só de olhar suas maravilhosas receitas. Esse encondidinho tem uma cara ótima, e deve ser muuuuuiiiiiiiiiiitttoooo BOM.
    E esse template novo, tá tudo maravilhoso.
    Parabéns garota cada dia mais caprichosa!
    Mil beijos

    ResponderEliminar
  6. Paula, o melhor mesmo, na minha opinião, é o original de carne-seca. Mas na falta dele temos de usar o que há!

    Talita, o meu forno é super-pequeno, por isso tenho de usar travessas pequenas e altas!

    Susi, minha mestra dos blogs! Mudei as fotos! Gosto de arte tanto quanto de culinária, por isso acrescentei estas obras na lateral! Ainda bem que gostou!!!

    Um beijo para todas vocês!

    ResponderEliminar
  7. Noemia, essa receita veio a calhar,preciso fazer um prato para semana que vem, so que mandioca aqui é dificil encontrar sera que posso substituir por batata? O que vc acha? Ja fez alguma vez?
    obrigada..

    ResponderEliminar
  8. Susi, pode substituir por batata ou por mandioquinha, sem problema!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  9. Eu estou com uma vontade de comer escondidinho de frango...tinha pedido até para minha mãe me ensinar.
    O seu ficou lindo!!!!
    Tem selinho para voce lá no Cooking!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Muito bom este empadão, ou escondidinho, uma delícia :*

    ResponderEliminar
  11. Cynthia, então aqui tem mais uma receita para matar a vontade! E obrigada pelo selinho!

    Samma, é muito bom sim! Acho maravilhoso ver quando a mesma coisa tem nomes diferentes na nossa língua. Quanto mais aprendo, mais gosto da língua portuguêsa!

    Um beijo às duas!

    ResponderEliminar
  12. Estava a procura de um escondinho de frango e acabo de encontrar essa receita maravilhosa e esse blog lindo e apetitoso...esta anotada a receita e estou te seguindo...
    bjs e Parabéns

    ResponderEliminar

Olá. pessoal!
Deixe aqui a sua opinião. Todos os comentários são lidos e seus blogs são visitados.
As suas dúvidas são respondidas aqui ou por e-mail.
Falem, porque eu adoro conhecer suas opiniões!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.